quinta-feira, 29 de novembro de 2012

NOSSA TERCEIRA PARTICIPAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL

Ontem, às 20h, foi a nossa terceira participação na Câmara Municipal de Ivatuba, em sessão extraordinária.
Impossibilitada pelo fato de ser professora do Estado e não poder faltar ao colégio, a vereadora Simone não compareceu à sessão extraordinária que foi marcada, coincidentemente, no mesmo dia e horário de suas aulas. O vereador Everton Ruiz também não compareceu.

O presidente da Câmara convocou o vereador Ailton Loiola para substituir a segunda secretária, vereadora Simone, para ajudar nos trabalhos. 

Com a participação de 7 vereadores, foi aprovada em primeira instância, o seguinte:
 
025/12 - Autorização para abertura de Crédito Adicional Suplementar para a folha de pagamento dos ultimos meses de 2012 (?).
O vereador Ailton Loiola explicou que a autorização - apesar dos boatos de que ele "votou" contra essa suplementação, que surgiram durante o dia - só seria votada à noite, então ele não poderia ter votado contra, uma vez que a votação ainda não havia acontecido, isso foi plantado maldosamente por pessoas mentirosas. Ele completou dizendo que esse tipo de mentira vai acabar em 31 de dezembro.  O plenário aplaudiu entusiasticamente as palavras e atitude do vereador!
O presidente da Câmara  chamou a atenção dos presentes: "isso aqui não é uma casa, nem um palco, é uma casa de leis, onde vocês estão para apreciar as matérias que estão para serem deliberadas e não abusarem dos procedimentos que acontecem na casa de leis".

Ainda, procedeu à continuação da discussão e posterior aprovação desta autorização 025/12, em que TODOS os vereadores aprovaram. 

026/12 - Autorização para abertura de Crédito Adicional Especial, para aquisição de um veículo zero quilômetro para uso exclusivo da Secretaria de Saúde (?), no valor de R$33.000,00.

Pedindo a palavra, o vereador Ailton Loiola explicou que um "crédito adicional especial" pode ser usado em qualquer situação, mas, ele está com receoso de aprovar essa autorização, pois após ouvir algumas pessoas,  ele chegou a uma certa situação. Que nós tínhamos uma ambulância que veio aqui em 2009 e em 2010 ela quebrou  e até hoje não foi resolvido.  "Não é questão de que não precisamos de carro para a saúde. A questão é que se termina o ano e a gestão agora em dezembro, então talvez essa necessidade não precisaria pois o prefeito poderia usar esse dinheiro para outras coisas no início do ano. Então não vejo a necessidade de um crédito especial para comprar um carro para a saúde nesse momento."

O presidente procedeu à continuação da discussão e posterior aprovação desta autorização 026/12. 

Os vereadores que votaram contra a proposta de compra de um carro novo foram Ailton Loiola, Armando Nodari e Zé da Bica.

Votaram a favor os vereadores Betão, Dilson Vanso e Paulinho Dante.

Em virtude de ter empatado o presidente da Câmara deu o voto de Minerva, votando a favor da autorização, contra o desejo da maioria dos presentes.  Isso pôde ser verificado pela clara expressão de surpresa do povo presente, que esperava que o presidente rejeitasse a proposta.

O presidente deu continuidade aos trabalhos pedindo a leitura da autorização 027/72.

027/12 - Autorização para abertura de Crédito Adicional Especial para aquisição de mobiliários para uso da Escola Municipal Afrânio Peixoto (?), no valor de R$78.622,41.
Pedindo a palavra, o vereador Betão afirmou que, durante seus mandatos nos últimos anos,  tem observado o trabalho dos professores e a nossa educação, e que tem "observado" o progresso na avaliação do MEC nos últimos anos  e que, inclusive, na "última avaliação", a nota da educação municipal, "ela é estupenda" - ENTRETANTO, LEMBRAMOS A TODOS QUE A ESCOLA AFRANIO PEIXOTO NÃO PARTICIPOU DA ÚLTIMA AVALIAÇÃO DO IDEB POR TER ADERIDO AO QUINTO ANO.  


O vereador se referiu ao crédito adicional especial como "suplementar", aparentemente desconhecendo a diferença entre "especial e suplementar", afirmando que é totalmente favorável à compra de equipamentos para suprir a "nossa" escola - estaria o vereador se referindo ao IAP OU AO AFRÂNIO PEIXOTO? - porque se no projeto de governo para 2013, está a construção de uma nova escola - citando a Vereadora Simone como boa professora, com poder para tentar conseguir isso junto ao Governo Federal - e que se isso realmente acontecer, nós já teremos ai uma quantidade boa de móveis para mobiliar nossa escola (ISSO ESTÁ ME PARECENDO COLOCAR A CARROÇA NA FRENTE DOS BOIS!). O vereador continuou falando erroneamente, em "suplementação" e que não acredita que os móveis vão se deteriorar nos próximos meses.

Pedindo a palavra, o vereador Ailton Loiola afirmou que foi conferir na Escola Afrânio Peixoto esta semana. Ele pediu que, antes de votar, os vereadores verifiquem como está a situação da escola. Que vão lá e verifiquem por si mesmos. "A nossa escola está com armários mofados por causa da chuva nas salas. De todas as salas da escola, somente uma não chove dentro. Então, estamos ai, há quinze ou vinte dias de terminar o ano escolar, e vamos colocar 79 mil reais de móveis novos dentro dessa escola, as aulas começam só em fevereiro, é muito dinheiro pra ficar molhando dentro da escola. É por isso que eu voto contra, eu não tenho dinheiro pra rasgar, primeiramente eu acho que tinha que investir na cobertura da escola."

O vereador Betão, novamente se referindo a "suplementação" e não a crédito especial, ressaltou que não é um financiamento, são verbas que a prefeitura TEM e que pode ser usado em qualquer situação,  - SE A PREFEITURA TEM ESSA VERBA, PORQUE NÃO USOU PARA AJUDAR A CONSTRUIR MAIS OITO CASAS PARA A POPULAÇÃO CARENTE, SE ELA REALMENTE PODERIA USAR EM QUALQUER SITUAÇÃO? O POVO, CERTAMENTE, IRIA APLAUDIR ESSA ATITUDE DA ADMINISTRAÇÃO ATUAL. 

Ainda, ele ironizou o fato de alguém comprar móveis novos e colocar embaixo de uma goteira. VEREADOR, NÓS - COMO DONAS DE CASA - SABEMOS QUE NÃO PRECISA NECESSARIAMENTE SEREM COLOCADOS EMBAIXO DE UMA GOTEIRA, PARA NOSSOS MÓVEIS, ROUPAS, ETC, MOFAREM - MESMO PORQUE, NÓS JAMAIS FARÍAMOS ISSO - MAS A UMIDADE DAS GOTEIRAS PENETRA NOS MÓVEIS E CAUSA MOFO E DETERIORIZAÇÃO COMO, ACREDITO EU, TODAS AS DONAS-DE CASA - E AS DEZENAS DE FABRICANTES DE ANTI-MOFOS - SABEM!. É POR ISSO QUE PROCURAMOS COBRIR E MUDAR AS TELHAS DAS NOSSAS CASAS QUANDO TEM GOTEIRAS.
 
O presidente procedeu à continuação da discussão e posterior aprovação ou não desta autorização 027/12. 

Os vereadores que votaram contra a proposta 027/12, foram Ailton Loiola, Armando Nodari e Zé da Bica.

Votaram a favor os vereadores Betão, Dilson Vanso e Paulinho Dante.

Novamente, em virtude de ter empatado, o presidente da Câmara deu o voto de Minerva, votando a favor da autorização, contra o desejo da maioria dos presentes.  Algumas pessoas presentes teceram comentários de revolta contra a atitude do presidente. Outras se retiraram da Câmara com expressão de "desprezo" nas faces.
 
A seguir, procedeu-se à leitura do parecer 028/2012, para desconto de juros e multa administrativa para pagamento à vista de todos os tributos municipais .

Pedindo a palavra, o vereador Ailton Loiola afirmou que aprova o projeto, todavia com a ressalva de que, aqueles que pagarão agora no final do ano, pagarão o mesmo que aqueles que já pagaram no início do ano, o que, pelo que pude entender, não é muito justo para com esses últimos que pagaram há quase 12 meses atrás o mesmo valor que os que pagarão a partir de agora - e sem juros e multas. Corrijam-me se eu estiver errada.

Todos os vereadores aprovaram o projeto.  O presidente  convocou os vereadores para uma nova reunião extraordinária hoje (29), a partir da 20h, para votação em segunda, e definitiva instância, dos projetos votados ontem(28).

Vá à reunião extraordinária da Câmara hoje (29), às 20h.

Faça como as pessoas abaixo, participe dessas decisões sobre o seu município!

 


 

20 comentários:

  1. por min o Betão nem vereador seria... ele ganha por comprar votos.. e quem ja estudou no iap sabe disso... ele nao tem moral nenhuma pra estar com pessoas tão qualificadas como as que estão assumindo a camara municipal de ivatuba.. essa é minha opinião!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eh o cara eh comedia mesmo nem sabe o que fala e quando fala eh so asneras rsrsrsrsrsrsrsrs

      Excluir
  2. E DAÍ ANONIMO(A) VAI CONTINUAR CHAMANDO AS PESSOAS DE IVATUBA QUE PARTICIPARAM DAS REUNIÕES DA CAMARA DE "FANFARÕES" OU VOCE QUE DISSE ISSO VAI VIR A ESTE BLOG E SE RETRATAR, PEDIR DESCULPAS A TODOS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DAS REUNIÕES. QUANTA GENTE HEM . VOCE NÃO ESTA COM INVEJA .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que vai ter que pedir desculpas ou então assumir que também é um fanfarão... porque hoje na reunião da camara estavam presente todos da família do prefeito atual. e ainda por cima o nosso diretor do colégio saiu para um jantar a dois com um dos vereador para que o mesmo não participasse da reunião e com isso os outros aprovarem o projeto para a contratação de mais uma enfermeira que por coincidência é a esposa de um vereador eleito para o proximo mandato... mais é bom esse vereadorzinho tomar cuidado porque a sua suplente vai te derrubar... se cuida malandro...

      Excluir
    2. ENFERMEIRA? QUE HRS FOI ESSA VOTAÇÃO? MAS É MUUUITO BURRICE PARA UMA PESSOA SÓ...

      QUER DEFENDER ALGUEM E NEM SABE O PQ ESTA DEFENDENDO COMPRANDO BRIGA POR NEM SABER O MOTIVOOOO

      QUE RIDICULOOOOOOOOOOOOOO
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    3. não vejo problema em abrir um cargo de enfermeira, desde que a mesma tenha conseguido o cargo através de concurso público. é sim muito necessário investir em maior pessoal na saúde pois é algo de extrema importância.

      Excluir
  3. esse betao, paulinho e dilson sao uns troxa, zoam com a nossa cara, puxa saco do prefeito....toma vergonha, eu to indignada!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo das 21:51h, entendo a sua indignação, mas não posso publicar na íntegra seu comentário.
    "Palhaçada em RENATINHO!! Não foi homem que decidir por si só.. Teve que acatar com a decisão do atual prefeito.. Isso que eu chamo de vereador.. Nem se quer conhece as necessidades do município. E além de não ser um homem apto ao cargo que exerce e não ter m.... nenhuma levantou a voz para as pessoas que ali se faziam presente,Quando será que c.... sua mudança de idéia??? eu de você tinha VERGONHA de sair na rua. Você foi muito C......!!! T..... A população te repudia mais uma vez pelo ato de hoje por beneficiar mais um NEPOTISMO!!!
    PARABÉNSSSSSSSSSSSS C......!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. renato sempre foi grosseiro ta ali graças á fabricia e ao silvio q agora o q ele fez traiu eles mas isso é tipico dele ..será q vai andar de cabeça erguida .....

      Excluir
    2. SILVIO? QUE SILVIO? SE NAO EH A FABRICIA ESSE GROSSO AI NEM SERIA NADA.

      Excluir
    3. silvio ,q silvio ...o silvio q sempre defendeu o Renatinho sabe esse silvio o c... dele...lembrou agora

      Excluir
    4. O presidente da camara parece um bicho do mato, barbudo, camiseta... isso é jeito de presidente da camar.... boas maneiras e um apresentação seria mais cordial. Nunca vi vereador desse jeito... deveria ter uma lei pra ir de terno... pois, são nossos representantes pessoas diferenciadas.

      Excluir
  5. Sinto-me ridícularizado...e, eu que pensava que o mundo aqui éra primeiro mundo... Rondônia estou de volta.

    ResponderExcluir
  6. MEU DEUS.....FIQUEI SABENDO QUE TINHA GENTE ACHANDO QUE ESTAVA NUM BAILE DENTRO DA CAMARA DE VEREADORES...QUE ABSURDOOO

    NÃO SABEM NEM SE COMPORTAR...VERGONHA POVO DE IVATUBA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vergonha o povo deveria ter de você, anônimo(a) das 9:33h. que fica ai criticando a livre expressão deles. Pela primeira vez eu vejo isso acontecer em Ivatuba. Vocês precisam "se tocar" que as coisas estão mudando e, se depender de mim, vão mudar mais ainda! A ficha ainda não caiu e vcs. ainda não perceberam que o patrão, a partir de janeiro, é o Dr. Robson. Parem de criticar o povo, do qual vc - se ainda não percebeu - faz parte tb!

      Excluir
    2. Não adianta ficar postando xingamentos aqui. A coisa já foi sacramentada, não tem mais volta (a não ser que algum cidadão denuncie ao Ministério Público).
      É preciso começar a agir para que haja mudança real. Eu proponho que nós criemos uma Comissão Popular que vá AGORA na escola e relacione TODOS os móveis existentes lá. Após isso, quando disserem que compraram os móveis com esse dinheiro, essa comissão irá novamente até a escola e ficalizará quantidade, valor, qualidade, etc...para conferir se esses 79 mil foram gastos com "móveis" para nossa escola mesmo. Já que vocês afirmam que os vereadores que elegemos não fazem isso, vamos fazer nós mesmos e depois, na próxima eleição, retiramos esses vereadores da Câmara, ou conversamos com o Ministério Público e denunciamos, pois, se é assim que pensam, diante dessas atitudes, eles confirmaram que não estão interessados em representar a vontade do povo. Pensem nisso com seriedade, porque não basta mesmo ficar só criticando. Repito: é preciso começar a agir e fiscalizar para mudar isso. Cito novamente o exemplo da garotinha de 11 anos, do Diário de Classe, que está conseguindo mudar tudo e melhorar a qualidade da educação da sua escola e cujo exemplo, já espalhou inúmeros seguidores no Brasil inteiro. Vamos lá, gente, não adianta reclamar e xingar, é preciso AGIR.

      Excluir
    3. hum...vc estaria falando em honestidade??? muito bunito as palavras...talves a melhoria poderia começar por nossas atitudes no dia dia....sendo mais honestos e não tirando proveitooo afinal cobrar honestidade qdo não praticamos é complicado...

      Excluir
    4. Muito bem lembrado, anônimo (a) das 15h40. É preciso praticá-la no dia-a-dia, ou pelo menos, aprender a praticá-la, como é o caso de muita gente que conheço. Mas é pra isso que estamos aqui, não é? Para aprendermos a ser pessoas melhores, mais honestas, mais amorosas com o próximo, senão, já estaríamos lá "em cima" ao lado do PAI.

      Excluir
  7. "Patrão" rsrs o bom é que agora ser político virou profissão...Concordo em todos os termos que mudança sempre é bom para tal governo não se tornar um verdadeiro nepotismo, porém, política ainda não é emprego meus caros e sim uma vocação e prestação da sociedade para com a própria sociedade...Como todo governo feito por seres humanos, nenhum será uma eterna perfeição, portanto, com essa mudança política em Ivatuba, espero que com certeza a cidade mude positivamente e que daqui há 4 anos possamos todos parabenizar os novos governantes, deixar os erros, as críticas baixas pra lá e apenas focar no futuro é o que eu desejo para vocês. E como uma boa democracia, que esse hábito de comparecer as Sessões da Câmara vire rotina. Abraços.

    ResponderExcluir