quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Secretaria da Educação do Paraná vai avaliar 250 mil alunos da rede pública

No próximo dia 22 de novembro acontece a primeira prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep). O novo sistema foi desenvolvido para medir a aprendizagem dos estudantes e para subsidiar os professores na prática docente, facilitando a formulação e o monitoramento de políticas educacionais.

  
Neste ano, a prova do Saep vai envolver 250 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série) e do 3º ano do Ensino Médio e do último ano do ensino médio técnico e de formação de docentes, que estão matriculados em 2.100 escolas da rede estadual. Eles vão responder 26 questões objetivas da disciplina de matemática e 26 questões de português. O tempo de aplicação da prova é de três horas. A partir de 2013, o Sistema de Avaliação da Educação Básica será aplicado duas vezes ao ano (março e novembro) e poderá incluir também outras disciplinas.

A avaliação também prevê a aplicação de questões pedagógicas e de gestão, que serão respondidas por diretores e professores das disciplinas de matemática e português, que somam pouco mais de 17 mil profissionais.

Um dos motivos que levou o Paraná a desenvolver um sistema próprio de avaliação da qualidade do ensino das escolas públicas é o fato de que os resultados das avaliações atuais, feitas pelo governo federal, demoram muito para chegar às mãos dos professores e pedagogos. Além disso, outros estados já possuem sistemas próprios de avaliação. Por meio desta avaliação, também será possível identificar boas práticas verificadas em escolas e que podem ser disseminadas.


Fonte:
http://www.blogdajoice.com/2012/11/secretaria-da-educacao-do-parana-vai-avaliar-250-mil-alunos-da-rede-publica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário